sexta-feira, 22 de junho de 2018

O BLOG

Fonte: site chicledigital


A realização do projeto interdisciplinar (BLOG) do terceiro semestre de administração da Furb envolveu 22 postagens relacionando as disciplinas de estatística, empreendedorismo, contabilidade tributária e técnicas de pesquisa em administração. Assim, durante o processo de criação e manutenção do blog nos organizamos da seguinte forma:

  • Escolha de um responsável;
  • elaboração de uma tabela com a temática das postagens e seus determinados prazos;
  • pesquisa e elaboração dos posts;
  • revisão dos textos;
  • publicações;
  • controle dos prazos.
  • divulgação das postagens ( facebook, twitter, instagram...)

Por meio desse blog destacamos diversas vezes a interdisciplinaridade entre as matérias envolvidas, buscando sempre evidenciar suas interações. Segue a baixo uma relação das postagens:

  • Manifesto 
  • Estatística 
  • Contabilidade Tributária: 
  • A Contabilidade como Ferramenta de Gestão 
  • Empreendedorismo 
  • Entrevista com Jonathan Christian dos Santos 
  • Características Comportamentais dos Empreendedores, segundo o autor David McClelland 
  • Origem do Empreendedorismo; 
  • eSocial - O que é? 
  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica 
  • Técnicas de Pesquisa em Administração - Projeto de Pesquisa 
  • Dimensões do empreendedorismo 
  • Determinantes no sucesso dos negócios 
  • Principais elementos de uma tabela 
  • EMPREENDEDORISMO – NÃO confunda, ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR x INTRAEMPREENDEDOR. 
  • A contabilidade da M2Agro
  • COMO MONTAR UM QUESTIONÁRIO ESTATÍSTICO 
  • Relação Entre O Mundo de Negócios e A Estatística 
  • Vídeo da Entrevista com Jonathan Christian dos Santos - M2Agro 
  • O que é? CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS, PROPOSTA DE VALOR E JTBD. 
  • ESTATÍSTICA – COLETA DE DADOS 
  • O BLOG

Abaixo segue o cronograma de postagens e prazos que serviu como forma de controle:


Entretanto, ao longo do período em que desenvolvemos o blog ocorreram algumas alterações de prazos, temáticas e ordem das postagens, mesmo assim foi possível finalizar o blog dentro do prazo estipulado, devido a capacidade de planejamento, adaptação e organização da equipe.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

ESTATÍSTICA – COLETA DE DADOS


Fonte: Site Pexels


A pesquisa foi feita em modelo de questionário, falava sobre as características comportamentais empreendedoras dos estudantes universitários, foi aplicada com os acadêmicos do terceiro semestre de Ciências Contábeis da FURB. O procedimento de coleta de dados consistiu em realizar a pesquisa com 27 acadêmicos, nós fomos orientados a fazer a pesquisa com a população do terceiro semestre, pois é o semestre no qual nós (grupo M2Agro) estamos estudando, mas, tivemos que buscar a informação de quantas pessoas estudam hoje no curso de Ciências Contábeis da FURB, e fazer o cálculo para definir o cálculo do tamanho da amostra, a fórmula usada foi a abaixo, conforme instruções das aulas da professora Luciane.


Após a coleta de dados, foi feito a apreciação ou crítica que consiste em eliminar possíveis erros que possam afetar os resultados na pesquisa. Depois foi feita a contagem dos dados que é processar os dados obtidos e dispor os resultados mediante critérios de classificação. Em seguida, é feita a exposição dos resultados que foram organizados de forma racional e prática para termos um melhor entendimento dos dados através dos gráficos, tabelas e séries e também é importante frisar que é a fase mais importante de toda a pesquisa, pois, é feita a coerência do levantamento. E por fim, é feita a interpretação dos fatos obtidos, no caso, a conclusão final que poder ser numérica ou não.

Abaixo, segue alguns exemplos de questionários respondidos pelos acadêmicos e o resultado final do trabalho..
Fonte: Trabalho de Estatística dos alunos do terceiro semestre de administração da FURB.

Fonte: Trabalho de Estatística dos alunos do terceiro semestre de administração da FURB.

Fonte: Trabalho de Estatística dos alunos do terceiro semestre de administração da FURB.

Fonte: Trabalho de Estatística dos alunos do terceiro semestre de administração da FURB.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO


Em 2.018, na universidade FURB, realizamos uma coleta de dados com os acadêmicos do terceiro semestre de contabilidade noturno para avaliar as características comportamentais empreendedoras dos estudantes universitários. A pesquisa foi realizada com 27 alunos de 31 matriculados.
Na pesquisa, uma das  perguntas questionou se os alunos gostavam de pensar no futuro, sendo assim, foi relatado que a maioria, exatamente 55,55% dos estudantes sempre pensam no futuro, 25,92% responderam usualmente, já 11,11% pensam usualmente, raras vezes não recebeu nenhum voto e 7,4% nunca pensam no futuro. Grande parte dos estudantes quando começam uma tarefa ou projeto novo, não coletam todas as informações possíveis antes de dar prosseguimento a ele, assim, concluímos que os alunos deveriam se preocupar mais em buscar o máximo de informações para prosseguir com seus projetos, dessa forma, tem mais chances de concluir seus objetivos com excelência. Apesar de não buscarem todas as informações possíveis, os acadêmicos tem confiança em serem bem sucedidos em qualquer atividade que os proponham executar. Em relação a rendimento de trabalho, 17 alunos de 27 responderam que usualmente seu rendimento de trabalho é melhor do que o das outras pessoas com quem trabalha e sempre procuram conselhos das pessoas que são especialistas no seu ramo. Sobre o questionamento se consideram cuidadosamente as vantagens e desvantagens de diferentes alternativas antes de realizar uma tarefa, 2 alunos responderam nunca, 2 raras vezes, 5 algumas vezes, 9 usualmente e outros 9 sempre consideram, assim, observamos que os alunos deveriam buscar mais e considerar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de realizar uma tarefa, pois, evitariam perda de tempo e aborrecimento caso a tarefa não tenha vantagem.
Com essa pesquisa podemos perceber que os entrevistados gostam de desafios e novas oportunidades e se aborrecem quando perdem tempo, mas, não consideram suas possibilidades de êxito ou fracasso antes de começar a atuar. As opções mais assinaladas para “quando estou executando algo difícil e desafiador, tenho confiança em meu sucesso” foram algumas vezes, usualmente e sempre, e para, nunca e raras vezes, apenas duas pessoas cada assinalaram, portanto, podemos relatar que os estudantes possuem confiança em si mesmo para atingir seus objetivos, os que não possuem poderiam trabalhar para adquirir, assim tendo confiança em si e gerando automotivação para alcançar seu objetivos. No quesito, sempre considerar que há uma maneira melhor de fazer as coisas 37,03% dos acadêmicos responderam que consideram apenas algumas vezes essa afirmativa, já 33,33% sempre consideram que há uma melhor forma de realizar suas tarefas, o ideal é sempre buscar fazer as coisas da melhor forma e sempre se aprimorar para alcançar o sucesso. Podemos constatar que a maior parte dos alunos entrevistados executam tarefas arriscadas, contam com um plano claro de vida e para alcançar suas metas, procuram soluções que beneficiem todas as pessoas envolvidas em um problema, aventuram-se a fazer coisas novas e diferentes das que fizeram no passado, possuem diferentes maneiras de superar obstáculos que se apresentam para a obtenção de suas metas e encontram a maneira mais rápida de terminar os trabalhos, tanto em casa quanto no trabalho.
Analisamos a pesquisa e podemos concluir que poucos acadêmicos do terceiro semestre de contabilidade noturno da FURB fazem coisas que as outras pessoas consideram arriscadas, dessa forma, percebemos que não são pessoas que gostam de se arriscar, e sim de andar pelos caminhos concretos. Em relação a enfrentar problemas que não deram certo, os universitários recorrem a outro método, quando as outras pessoas se opõem energicamente eles mantem-se firme em suas decisões e apenas algumas vezes conseguem que pessoas com firmes convicções e opiniões mudem seu modo de pensar. Os estudantes contam com várias fontes de informação ao procurar ajuda para a execução de tarefas e projetos e preocupam-se em alcançar suas metas semanais quanto as metas anuais.


Fontes usadas:

TOMELIN, Luciane Zickuhr. Estatística. Blumenau. Universidade Regional de Blumenau, 2018. Apostila.
Trabalho de Estatística dos alunos do terceiro semestre de administração da FURB.






terça-feira, 19 de junho de 2018

O que é? CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS, PROPOSTA DE VALOR E JTBD.


Olá administradores, hoje iremos falar sobre o que é e para que servem os canvas de modelo de negócios, canvas de proposta de valor e job to be done.



Canvas de Modelos de Negócios:  o principal objetivo deste estudo é a identificação do conceito de Modelo de Negócios. Importante ressaltar que, o termo “modelo de negócios” surgiu em resultência do e-commerce. Na medida que as empresas realizavam as suas transações comerciais neste ambiente, começaram a dizer que o seu Modelo de Negócio era digital. E com isso, se observou que os Modelos de Negócios sempre existiram. Empresas sempre tiveram formas de negociar e ter seus modelos de remuneração ou de ofertas de valor. Os canvas de modelo de negócios teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendida na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004.

Este mecanismo ajuda os empreendedores a definirem o Modelo de Negócios de suas empresas e observá-las de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. Permite discutir e integrar diversas percepções sobre como a empresa pode atuar, os principais elementos e suas interações. Esse canvas pode ser utilizado em várias situações, seja no início de uma atividade empreendedora, seja no planejamento de atividades ou para conhecer melhor o negócio de um produto específico. São considerados nove componentes essenciais para as principais atividades de qualquer empreendimento, sem as quais um negócio dificilmente pode ser iniciado.

Fonte: Apostila sebrae

A seguir, uma imagem do canvas de Modelo de Negócios que o time M2Agro construiu logo quando a empresa foi apresentada ao grupo.

Fonte: acadêmicos 03 semestre adm/FURB

  JOB TO BE DONE: é uma ferramenta que analisa as circunstâncias que levam os consumidores a querer comprar determinado produto ou serviço, termo criado por Theodore Levitt, porém quem o popularizou foi Clayton Christensen, ambos professores da Harvard Business School. Serve para que todas as organizações, prestadores de serviço ou vendedores ganhem novas perspectivas de mercado e criem estratégias de crescimento viáveis obtendo, dessa forma, aumento das vendas.

Fonte: Helge Tenno

A seguir, uma imagem do JTBD que o grupo M2Agro construiu ao aprender mais sobre seu segmento.

Fonte: acadêmicos 03 semestre adm/FURB

Canvas de Proposta de Valor: Essa ferramenta instrumentaliza o entendimento do serviço a ser executado para um determinado segmento de clientes, apresentando, de um lado, o perfil do cliente e de outro, o mapa de valor, em que se descreve como se pretende entregar algo valoroso ao cliente, atendendo às suas necessidades funcionais, sociais e emocionais. Ferramenta de pesquisa criada por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur ao publicar o livro “Value proposition design”..


Fonte: Apostila Sebrae

O lado direito do Canvas da proposta de valor analisa o cliente antes da nossa oferta de algum serviço ou produto. Isto é, como ele se resolve sozinho, de modo independente, antes de conhecer a nossa solução.
O lado esquerdo representa a nossa oferta de produtos e/ou serviços, visando ampliar os ganhos e reduzir as dores do cliente.

A seguir, uma imagem do Canvas de Proposta de Valor que o grupo M2Agro construiu.



Fonte: acadêmicos 03 semestre adm/FURB

Sebrae. Disciplina de Empreendedorismo. Brasília. 2016. Apostila.

sábado, 16 de junho de 2018

A Relação Entre O Mundo de Negócios e A Estatística

Fonte: Pexels

A Estatística é a ciência que coleta, organiza e interpreta dados que auxiliem na tomada de decisão, podendo resolver quase todos os problemas da vida real que envolvam conjuntos de dados.

A Estatística é muito importante para empresários, administradores, gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas nas áreas relacionadas como preços de matérias primas,cadastros, preços de produtos acabados, preço final de produtos, financeiro, marketing, volume físico dos produtos, controle de qualidade.

Para um Executivo ou profissional nas áreas empresariais, raciocinar estatisticamente nos dias de hoje é tão necessário quanto a habilidade de comando. A estatística é necessária para: Identificar situações problemáticas através de analise de clima organizacional; para o montante de dados armazenados nos computadores de suas empresas para entender melhor o que acontece em seus negócios e melhorar a qualidade de suas decisões; entender o comportamento dos clientes frente a empresa e aos seus produtos.

Desta Forma, diante da necessidade de tomada de decisões perante incertezas do mundo empresarial, coloca-se a Estatística como ferramenta importantíssima. O conhecimento da estatística é fundamental no ambiente empresarial, seja na análise de conjunto de dados, seja na previsão de variáveis.

Fontes usadas:

Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/estatistica-no-mundo-empresarial/66653/> Acesso em: 16/06/2018

domingo, 10 de junho de 2018

COMO MONTAR UM QUESTIONÁRIO ESTATÍSTICO

Fonte: site comune bardonecchia -compilazione questionario


Uma das etapas da pesquisa é a coleta de dados, que pode envolver: entrevistas, observação e outros meios como o questionário que será foco do post de hoje. Primeiramente traremos uma breve explicação sobre o que é pesquisa em administração:

De acordo com Cooper e Schindler (2003) a Pesquisa em Administração pode ser definida como uma investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões empresariais.


A pesquisa em administração, segundo Hair et al (2005), estuda:

   Marketing
   Manufatura (produção)
   Decisões estratégicas
   Recursos Humanos
   Regras de Contabilidade


Assim, o questionário estatístico é uma das ferramentas mais utilizadas na coleta de dados das
pesquisas administrativas, portanto segue alguns cuidados que devemos tomar ao elaborá-lo:

•A redação deve ser clara, simples e dirigida ao leitor, além disso devemos utilizar um vocabulário
compatível com o universo a ser pesquisado.
•As questões precisam ser curtas e objetivas, nunca se deve exigir duas ou mais informações numa mesma pergunta (a não ser que este seja o objetivo).
•Devem-se preferir questões com respostas s quantificáveis; para facilitar as respostas.
•As questões devem estar dispostas em ordem cronológica e segundo um grau crescente de dificuldade. 
•Procurar incluir pontos de “amarração” que permitam verificar possíveis chutes.
  
Devem-se evitar questões:

•declarativas ou opinativas em excesso , a menos que este seja o objetivo do estudo;
•que exijam cálculos ou raciocínios complicados;
•polêmicas;
•evitar formular duas perguntas em uma;
•evitar perguntas negativas.

Recomenda-se realizar pré-teste (10 a 20 pessoas) em amostra com as mesmas características da população, permite a melhoria da qualidade do questionário.

Tipos de perguntas

Fechadas
Dicotômicas (Ex.: sim/não; tem/não tem; V/F;...).
Respostas múltiplas (Ex.: manhã/tarde/noite; sim/talvez/não...).
Alternativas hierarquizadas (Ex.: ótimo/bom/regular/ruim/péssimo/não sabe).

Observações:            

1)as alternativas de resposta devem ser exaustivas, pois se a opção do entrevistado não está presente,
então ele optará por uma das respostas (incluir alternativas como: outro, não sabe...).

2) as alternativas devem ser excludentes, para que uma resposta não esteja em duas opções (Ex.: Idade ( ) menos de 20 ( ) 20 a 30 ( ) 31 a 40 ( )acima de 40).

Vantagens de perguntas fechadas
São fáceis de codificar. O entrevistado só assinala sendo menos cansativo em responder.

Desvantagens de perguntas fechadas
Limitação das respostas às alternativas propostas


Abertas

Levam a responder com frases ou orações. 

Vantagens de perguntas abertas
Resposta com mais liberdade.

Desvantagens de perguntas abertas
Dificuldade de codificação e classificação, demora no preenchimento da resposta; não responder às questões.


Abertas e Fechadas

A pergunta fechada terá uma pergunta aberta.
( Ex.: ( ) preto ( ) branco ( ) outro quais? ___________)



Referências

COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 12.ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
HAIR, Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
TOMELIN, Luciane Zickuhr. Estatística. Blumenau. Universidade Regional de Blumenau, 2018. Apostila.

sábado, 9 de junho de 2018

A contabilidade da M2Agro


Fonte: Blog M2Agro

Na entrevista realizada com Jonathan Christian dos Santos, CLT da M2Agro, também podemos conhecer um pouco mais sobre a contabilidade da empresa.

Qual a atual modalidade de tributação da empresa?
Lucro Real.

De que forma a empresa identifica o custo do produto?
O Custo do software é baseado em estimativas de Valor hora de pessoas para manter um cliente no ar + custo infraestrutura + impostos e taxas.

A empresa consegue se creditar de algum tributo sobre a compra? Se sim, quais e em que percentuais?
Não.

Como a empresa calcula seu preço de venda?
Como a M2agro atua em mercados já existentes o preço de vendas leva em conta alguns fatores:
·         O Valor dos concorrentes;
·         Oportunidade no mercado;
·         As estimativas de Custo;
·         Margem de lucro esperada.

Quais tributos a empresa insere no preço de venda?
PIS, COFINS, INSS s/Faturamento, ISS.

De que forma é feito o cálculo do preço de venda?
Está informação é direta com a startup.

A empresa possui algum benefício fiscal? Exemplo: redução de base de cálculo, crédito presumido ou outro?
Sim, Desoneração da Folha e PAT.

Qual o impacto dos tributos na sua empresa?
Os impactos com base 2017 ficou entre 10,01% a 10,09%.

A empresa faz planejamento tributário?
Sim.

Qual a base para estar na atual modalidade tributária?
Sociedade composta por PJ onde é vedada a opção do Simples.
Alíquota da nova tabela do Simples 2018 com base na atividade principal das startups superior ao resultado orçado para o ano.

A empresa mantem assessoria fiscal e tributária? 
Sim, a Contabilidade.

A empresa possui auditoria externa?
Não.    

sábado, 2 de junho de 2018

EMPREENDEDORISMO – NÃO confunda, ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR x INTRAEMPREENDEDOR.

fonte: Sebrae



Hoje iremos falar sobre as diferenças entre os administradores e empreendedores e também de um empreendedor e intraempreendedor...

O papel do administrador é gerenciar uma organização, ele tenta de todos as maneiras otimizar os processos para atingir as metas, ele opera dentro de uma estrutura existente, busca conhecimentos gerenciais e técnicos,  é centrado no trabalho em grupo já que gerencia pessoas além de planejar, organizar, dirigir e controlar.. O papel do empreendedor é fundar seu próprio negócio, o empreendedor ama o que faz, utiliza todos os recursos disponíveis na organização, transforma o ambiente onde vive e aceita assumir a possibilidade de fracassar, ele é visionário ele consegue enxergar os resultados de suas ações a médio e longo prazo, o empreendedor faz o que faz por um objetivo maior, muitas vezes até pessoal. Já o intraempreendedor, usa o capital da empresa, ele é um contratado com salário fixo, tem senso de dono, transforma as ideias dos empreendedores em realidade, ele busca e quer assumir responsabilidades, sempre em busca de feedbacks e sempre voltado para a mudança, ele aprende muito rápido os processos nos quais está envolvido, questiona com sabedoria, ele encontra solução rápidas para desafios complexos. Então:


ADMINISTRADOR
GERENCIA A ORGANIZAÇÃO
EMPREENDEDOR
FUNDA A ORGANIZAÇÃO
INTRAEMPREENDEDOR
É UM CONTRATADO, COM ESPÍRITO DE EMPREENDEDOR.

Fontes usadas: conteúdos passados pelo professor Anderson Torres.
 


O BLOG

Fonte: site chicledigital A realização do projeto interdisciplinar (BLOG) do terceiro semestre de administração da Furb envolveu 22...