Fonte: site comune bardonecchia -compilazione questionario
Uma das etapas da pesquisa é a
coleta de dados, que pode envolver: entrevistas, observação e outros meios como
o questionário que será foco do post
de hoje. Primeiramente traremos uma breve explicação sobre o que é pesquisa em
administração:
De acordo com Cooper e Schindler
(2003) a Pesquisa em Administração pode ser definida como uma
investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões
empresariais.
A pesquisa em administração,
segundo Hair et al (2005), estuda:
•Marketing
•Manufatura
(produção)
•Decisões
estratégicas
•Recursos
Humanos
•Regras
de Contabilidade
Assim, o questionário estatístico é uma das ferramentas mais utilizadas na coleta de dados das
pesquisas administrativas, portanto segue alguns cuidados que devemos tomar ao elaborá-lo:
•A redação deve ser clara, simples e dirigida ao leitor, além disso devemos utilizar um vocabulário
compatível com o universo a ser pesquisado.
•As questões precisam ser curtas e objetivas, nunca se deve exigir duas ou mais informações numa mesma pergunta (a não ser que este seja o objetivo).
•Devem-se preferir questões com respostas s quantificáveis; para facilitar as respostas.
•As questões devem estar dispostas em ordem cronológica e segundo um grau crescente de dificuldade.
•Procurar incluir pontos de “amarração” que permitam verificar possíveis chutes.
Devem-se evitar questões:
•que exijam cálculos ou raciocínios complicados;
•polêmicas;
•evitar formular duas perguntas em uma;
•evitar perguntas negativas.
Recomenda-se realizar
pré-teste (10 a
20 pessoas) em amostra com as mesmas características da população,
permite a melhoria da qualidade do questionário.
1)as alternativas de resposta devem ser exaustivas, pois se a opção do entrevistado não está presente,
então ele optará por uma das respostas (incluir alternativas como: outro, não sabe...).
2) as alternativas devem ser excludentes, para que uma resposta não esteja em duas opções (Ex.: Idade ( ) menos de 20 ( ) 20 a 30 ( ) 31 a 40 ( )acima de 40).
Desvantagens de perguntas fechadas
Limitação das respostas às alternativas propostas
Vantagens de perguntas abertas
Desvantagens de perguntas abertas
Dificuldade de codificação e classificação, demora no preenchimento da resposta; não responder às questões.
A pergunta fechada terá uma pergunta aberta.
( Ex.: ( ) preto ( ) branco ( ) outro quais? ___________)
Tipos
de perguntas
Fechadas
Dicotômicas (Ex.: sim/não; tem/não tem; V/F;...).
Respostas múltiplas (Ex.: manhã/tarde/noite; sim/talvez/não...).
Alternativas hierarquizadas (Ex.: ótimo/bom/regular/ruim/péssimo/não
sabe).
Observações:
1)as alternativas de resposta devem ser exaustivas, pois se a opção do entrevistado não está presente,
então ele optará por uma das respostas (incluir alternativas como: outro, não sabe...).
2) as alternativas devem ser excludentes, para que uma resposta não esteja em duas opções (Ex.: Idade ( ) menos de 20 ( ) 20 a 30 ( ) 31 a 40 ( )acima de 40).
Vantagens de perguntas fechadas
São fáceis de codificar. O entrevistado só assinala sendo menos cansativo em responder.
São fáceis de codificar. O entrevistado só assinala sendo menos cansativo em responder.
Desvantagens de perguntas fechadas
Limitação das respostas às alternativas propostas
Abertas
Levam a
responder com frases ou orações.
Vantagens de perguntas abertas
Resposta com mais liberdade.
Desvantagens de perguntas abertas
Dificuldade de codificação e classificação, demora no preenchimento da resposta; não responder às questões.
Abertas e Fechadas
( Ex.: ( ) preto ( ) branco ( ) outro quais? ___________)
Referências
COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em
administração. 12.ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
HAIR, Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa
em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
TOMELIN, Luciane
Zickuhr. Estatística. Blumenau.
Universidade Regional de Blumenau, 2018. Apostila.
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