domingo, 10 de junho de 2018

COMO MONTAR UM QUESTIONÁRIO ESTATÍSTICO

Fonte: site comune bardonecchia -compilazione questionario


Uma das etapas da pesquisa é a coleta de dados, que pode envolver: entrevistas, observação e outros meios como o questionário que será foco do post de hoje. Primeiramente traremos uma breve explicação sobre o que é pesquisa em administração:

De acordo com Cooper e Schindler (2003) a Pesquisa em Administração pode ser definida como uma investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões empresariais.


A pesquisa em administração, segundo Hair et al (2005), estuda:

   Marketing
   Manufatura (produção)
   Decisões estratégicas
   Recursos Humanos
   Regras de Contabilidade


Assim, o questionário estatístico é uma das ferramentas mais utilizadas na coleta de dados das
pesquisas administrativas, portanto segue alguns cuidados que devemos tomar ao elaborá-lo:

•A redação deve ser clara, simples e dirigida ao leitor, além disso devemos utilizar um vocabulário
compatível com o universo a ser pesquisado.
•As questões precisam ser curtas e objetivas, nunca se deve exigir duas ou mais informações numa mesma pergunta (a não ser que este seja o objetivo).
•Devem-se preferir questões com respostas s quantificáveis; para facilitar as respostas.
•As questões devem estar dispostas em ordem cronológica e segundo um grau crescente de dificuldade. 
•Procurar incluir pontos de “amarração” que permitam verificar possíveis chutes.
  
Devem-se evitar questões:

•declarativas ou opinativas em excesso , a menos que este seja o objetivo do estudo;
•que exijam cálculos ou raciocínios complicados;
•polêmicas;
•evitar formular duas perguntas em uma;
•evitar perguntas negativas.

Recomenda-se realizar pré-teste (10 a 20 pessoas) em amostra com as mesmas características da população, permite a melhoria da qualidade do questionário.

Tipos de perguntas

Fechadas
Dicotômicas (Ex.: sim/não; tem/não tem; V/F;...).
Respostas múltiplas (Ex.: manhã/tarde/noite; sim/talvez/não...).
Alternativas hierarquizadas (Ex.: ótimo/bom/regular/ruim/péssimo/não sabe).

Observações:            

1)as alternativas de resposta devem ser exaustivas, pois se a opção do entrevistado não está presente,
então ele optará por uma das respostas (incluir alternativas como: outro, não sabe...).

2) as alternativas devem ser excludentes, para que uma resposta não esteja em duas opções (Ex.: Idade ( ) menos de 20 ( ) 20 a 30 ( ) 31 a 40 ( )acima de 40).

Vantagens de perguntas fechadas
São fáceis de codificar. O entrevistado só assinala sendo menos cansativo em responder.

Desvantagens de perguntas fechadas
Limitação das respostas às alternativas propostas


Abertas

Levam a responder com frases ou orações. 

Vantagens de perguntas abertas
Resposta com mais liberdade.

Desvantagens de perguntas abertas
Dificuldade de codificação e classificação, demora no preenchimento da resposta; não responder às questões.


Abertas e Fechadas

A pergunta fechada terá uma pergunta aberta.
( Ex.: ( ) preto ( ) branco ( ) outro quais? ___________)



Referências

COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 12.ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
HAIR, Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
TOMELIN, Luciane Zickuhr. Estatística. Blumenau. Universidade Regional de Blumenau, 2018. Apostila.

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