Olá administradores, hoje iremos
falar sobre o que é e para que servem os canvas de modelo de negócios, canvas
de proposta de valor e job to be done.
• Canvas de Modelos de Negócios: o principal objetivo deste estudo é a
identificação do conceito de Modelo de Negócios. Importante ressaltar que, o
termo “modelo de negócios” surgiu em resultência do e-commerce. Na medida que as empresas realizavam as suas transações comerciais neste ambiente,
começaram a dizer que o seu Modelo de Negócio era digital. E com isso, se observou que os Modelos de Negócios sempre existiram. Empresas sempre tiveram
formas de negociar e ter seus modelos de remuneração ou de ofertas de valor. Os
canvas de modelo de negócios teve origem na tese de doutorado de Alexander
Osterwalder, defendida na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004.
Este mecanismo ajuda os
empreendedores a definirem o Modelo de Negócios de suas empresas e observá-las
de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. Permite discutir e integrar
diversas percepções sobre como a empresa pode atuar, os principais elementos e
suas interações. Esse canvas pode ser utilizado em várias situações, seja no
início de uma atividade empreendedora, seja no planejamento de atividades ou
para conhecer melhor o negócio de um produto específico. São considerados nove
componentes essenciais para as principais atividades de qualquer
empreendimento, sem as quais um negócio dificilmente pode ser iniciado.
Fonte: Apostila sebrae
A seguir, uma imagem do canvas de
Modelo de Negócios que o time M2Agro construiu logo quando a empresa foi apresentada
ao grupo.
Fonte: acadêmicos 03 semestre
adm/FURB
• JOB TO BE DONE: é uma ferramenta que analisa
as circunstâncias que levam os consumidores a querer comprar determinado
produto ou serviço, termo criado por Theodore Levitt, porém quem o popularizou
foi Clayton Christensen, ambos professores da Harvard Business School. Serve
para que todas as organizações, prestadores de serviço ou vendedores ganhem
novas perspectivas de mercado e criem estratégias de crescimento viáveis
obtendo, dessa forma, aumento das vendas.
Fonte: Helge Tenno
A seguir, uma imagem do JTBD que
o grupo M2Agro construiu ao aprender mais sobre seu segmento.
Fonte: acadêmicos 03 semestre
adm/FURB
• Canvas de Proposta de Valor:
Essa ferramenta instrumentaliza o entendimento do serviço a ser executado para
um determinado segmento de clientes, apresentando, de um lado, o perfil do
cliente e de outro, o mapa de valor, em que se descreve como se pretende
entregar algo valoroso ao cliente, atendendo às suas necessidades funcionais,
sociais e emocionais. Ferramenta de pesquisa criada por Alexander Osterwalder e
Yves Pigneur ao publicar o livro “Value proposition design”..
Fonte: Apostila Sebrae
O lado direito do Canvas da
proposta de valor analisa o cliente antes da nossa oferta de algum serviço ou
produto. Isto é, como ele se resolve sozinho, de modo independente, antes de
conhecer a nossa solução.
O lado esquerdo representa a
nossa oferta de produtos e/ou serviços, visando ampliar os ganhos e reduzir as
dores do cliente.
A seguir, uma imagem do Canvas de
Proposta de Valor que o grupo M2Agro construiu.
Fonte: acadêmicos 03 semestre adm/FURB
Sebrae. Disciplina de Empreendedorismo. Brasília. 2016. Apostila.
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