sábado, 23 de setembro de 2017


DIREÇÃO



Segundo Sobral e Peci (2013), direção é a função administrativa que possui relação com todas as atividades organizacionais. Dirigir significa orientar pessoas para um propósito comum, para isso é necessário entender suas necessidades, liderá-las e motivá-las. Sendo assim, Sobral e Peci (2013, p.305) trazem que “a direção é a função administrativa responsável pela coordenação dos indivíduos no contexto organizacional”. A direção é interpessoal e se relaciona com a administração das relações entre os membros organizacionais e a própria organização, ao contrário das outras funções administrativas. Desse modo a direção acaba se consolidando como um elemento essencial para a conservação das boas relações entre trabalhadores, administradores e a organização e por esse motivo é uma das funções da administração mais importantes e exigentes. A direção é a função da tomada de decisões, da liderança e da comunicação com os subordinados, por isso ela exige habilidade humana, a direção pode ser a nível institucional envolvendo toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades ou a nível operacional.



Princípios da direção:

Unidade de Comando: cada subordinado deve subordinar-se a um supervisor apenas.

Delegação: designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade; as atividades devem ser delegadas a um nível que possa executá-las adequadamente.

Amplitude de Controle: cada chefe deve ter um número adequado de subordinados para poder supervisioná-los de forma eficaz.

Princípio da coordenação ou relações humanas: harmoniza os esforços individuais em benefício de um bem comum, ou seja, as atividades devem ser coordenadas visando um objetivo comum.



Meios utilizados para a direção

Para poder dirigir o administrador deve ser capaz de dar ordens, comunicar, liderar e motivar. O sucesso do administrador está relacionado a saber utilizar esses meios.

Instruções e Ordens: servem para fazer iniciar, modificar ou finalizar uma atividade. As ordens (imperativas) se referem ao que fazer e quando, enquanto a instrução (orientação) se refere à como fazer.

Comunicar: é o processo de transmissão e compreensão de uma mensagem. Dessa forma, uma mensagem transmitida mas não compreendida, não foi comunicada. Sendo assim é possível afirmar que é através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, já que a comunicação permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas, possibilitando que todos atuem de maneira a cooperar, caminhando de forma integrada em prol dos objetivos organizacionais

Motivar: cabe ao administrador saber conciliar os objetivos individuais com os da organização e isso é chamado motivação, assim de acordo com Sobral e Peci (2013), ela pode ser definida como a predisposição individual para exercer esforços que busquem o alcance de metas.

Liderar: Sobral e Peci (2013) definem liderança como a habilidade de dirigir e influenciar o comportamento dos membros das organizações levando-os a realizar determinados objetivos.

Coordenação: coordenar significa harmonizar esforços e recursos de pessoas visando um objetivo comum. A importância da coordenação está no fato de que as atividades da empresa precisam estar sincronizadas para que seus objetivos sejam alcançados.

A direção é muito presente nas organizações pois está em processos como tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.



Referências:

Disponível em: <https://centraldefavoritos.com.br/2017/03/09/funcoes-administrativas-planejamento-organizacao-direcao-e-controle/> Acesso em: 23 de set 2017.
Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/comunicacao-e-tudo/> Acesso em: 23 de set 2017.
Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-importancia-da-direcao/12100/> Acesso em: 23 de set 2017.
Disponível em:<http://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/direcao-como-funcao-a dministrativa/> Acesso em: 23 de set 2017. 
PECI, Alketa ; SOBRAL, Felipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG

Fonte: site chicledigital A realização do projeto interdisciplinar (BLOG) do terceiro semestre de administração da Furb envolveu 22...