sábado, 9 de setembro de 2017


NOVA SEDE DA NATURA (FOTO: DANIELA FRABASILE/ÉPOCA NEGÓCIOS)

 Natura anuncia suas negociações finais para a compra    da empresa The Body Shop

       A Natura anunciou suas negociações finais para a compra de 100% das ações da empresa de cosméticos britânica The Body Shop, a proposta que foi apresentada é de 1 bilhão de euros. A empresa The Body Shop, fundada em 1976 por Anita Roddick, possui uma postura pioneira em causas sociais e ambientais, entre elas o fim do teste de produtos em animais; atua em 66 países e tem mais de 3.000 pontos de venda, 109 deles no Brasil. A natura, a maior empresa brasileira de cosméticos, também sempre procurou associar-se sustentabilidade, além de seus projetos de inclusão social, presentes no novo centro de distribuição que servirá também para a The Body Shop. Nele, 16% dos funcionários têm algum tipo de deficiência física ou cognitiva.
      Em meio ao cenário de instabilidade da maior recessão econômica brasileira das últimas décadas, o grupo tem buscado diversificar seus canais de venda e sua expansão no mercado internacional. Para isso, tomou a decisão de adquirir a empresa the body shop.         Essa decisão da Natura, faz parte da estratégia de aprofundar a internacionalização de seus negócios, porque com essa aquisição ela estará presente em 70 países. Entretanto, essa aposta é um tanto quanto ousada já que, segundo dados, a cosmética The Body Chop está à venda devido a uma “faturamento decepcionante e a uma queda da rentabilidade”. Em contrapartida continua sendo atrativa pelo posicionamento em um mercado em expansão e com notoriedade internacional. De acordo com o site “el país” as consequências da compra podem ser bastante positivas para a empresa pois o faturamento passaria a ser de 11,5 bilhões de reais, o que representa um aumento de 45% das receitas líquidas que foi de 7,9 bilhões no ano passado, segundo o balanço divulgado pela companhia, além disso, logo após a compra, a Natura investiria na sua rede varejista, e chegaria a um total de 3.200 lojas, 17.000 colaboradores, com um portfólio de mais de 2.000 produtos. 
        Assim, conclui-se que a Natura fez um processo decisório racional pois identificou a situação: “cenário de recessão econômica”, avaliou suas alternativas, optando pela diversificação seus canais de venda e internacionalização, está desenvolvendo essa alternativa negociando a compra da The Body Chop, e o processo de seleção e implementação será caracterizado pela efetivação da compra, posteriormente o grupo natura analisará se as consequências realmente foram positivas  e se realmente tomou a decisão correta.   

Referências:
Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/08/compra-da-body-shop-sera-concluida-em-setembro-diz-presidente-da-natura.html> Acesso em: 03/08/2017
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG

Fonte: site chicledigital A realização do projeto interdisciplinar (BLOG) do terceiro semestre de administração da Furb envolveu 22...