Hoje vamos falar um pouco sobre a contabilidade tributária que também pode ser chamada de contabilidade fiscal. A contabilidade tributária tem extrema importância nas organizações, pois, ela designa o conjunto de ações e procedimentos, sempre visando apurar e conciliar a geração de tributos de uma organização e trabalha na administração de tributos de uma empresa. Ela ajuda a gerenciar a empresa na área dos tributos de modo que não exponha a empresa a algum tipo de punição. As atividades da contabilidade tributária consistem em fazer a escrituração, planejamento tributário, fazer apurações com exatidão do resultado tributário em determinado exercício, realizar previsões, de gerar guias de recolhimento dos impostos e é importante ressaltar que o profissional da contabilidade tributária precisa identificar a legislação ou qualquer modificação da mesma e aplica-la a cada caso nas organizações, portanto, ele precisa compreender tudo o que está envolvido em termos legais com os tributos devidos, entre tantas outras funções...
“Com as informações da Contabilidade, a tributação passa a ser mais justa, evitando muitos erros com o cálculo da tributações devidas, o que pode afetar diretamente os lucros e diminuir a viabilidade do negócio.”
A contabilidade tributária também nos auxilia com os cálculos INSS, seguros e terceiros que deverão ser descontados da folha de pagamento de nossos funcionários. O percentual de INSS que será descontado é de 20%, 2% à 3% de Seguro e 5,8% para os Terceiros (SEBRAE, SENAC, SENAI, Seguro desemprego, SESI e outros), totalizando no mínimo 27,8% sobre o valor da folha de pagamento.
A contabilidade tributária é muito importante, pois nos ajuda com toda parte fiscal da empresa. A contabilidade tributária faz a parte de base de cálculo do PIS e COFINS, eles estipulam o lucro apurado para fins do IRPJ e da CSLL, fazem registros contábeis compensáveis como o IRF e outras retenções tributárias. Além de fazer todo trâmite de impostos a recuperar e de conciliar toda movimentação bancária da empresa. Precisamos confiar cegamente na credibilidade nos profissionais responsáveis pela contabilidade tributária, pois, é ela quem faz os cálculos dos impostos que iremos pagar para o governo e se nós não efetuarmos esse tipo de pagamento corretamente, pode se tornar uma grande bola de neve no futuro.
Fontes usadas: Conteúdo passado pela professora Sueli Viviane.
Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contabilidadetributaria.htm>. Acesso em: 14 de abril de 2018.
Disponível em: <https://blog.sage.com.br/contabilidade-tributaria-tudo-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 14 de abril de 2018.
Disponível em: <http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/contabilidade-tributaria-2/>. Acesso em: 14 de abril de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário